A relação entre o futebol e a música transcende as barreiras das quatro linhas de um campo. Existem artistas que quase seguiram a carreira do esporte, como Djavan e Diogo Nogueira, e aqueles jogadores que deixaram sua paixão pela música como coadjuvante. Um exemplo é o de Anderson Talisca, o ex-jogador do Bahia e craque do Al-Nassr, da Arábia Saudita, que revelou, nesta quarta-feira (4), números expressivos na Retrospectiva 2024 do Spotify. O atleta de codinome “Spark” somou 282 mil streams e 75 mil ouvintes mensais na plataforma, produzindo músicas do gênero Trap.
Além disso, em 2022, Anderson lançou uma gravadora intitulada de Nine Four, investimento que compõe seis estúdios, setores de marketing, vendas e audiovisual voltados especialmente para o Trap. Antes de despontar a carreira no futebol e do Rap, Talisca também fez parte da banda de pagode “Swing do T10”.
No quesito jogadores que tiveram passagem por times baianos e grupos musicais, o ex-atleta do Vitória, Amaral, também fez parte do grupo de Pagode Gospel, Divina Inspiração, nos anos 90. Denominados “atletas de Cristo”, Marcelinho Carioca também fez parte da banda, quando atuava pelo Corinthians com o Coveiro.
Edilson Capetinha, que já passou pelo Bahia e pelo Vitória, também tem sua trajetória artística. O ex-jogador é o dono da ED Dez Eventos Promoções, responsável pela criação da banda de pagode Oz Bambaz. Edilson e o grupo liderado, na época, por Rubynho, chegaram a se apresentar no Programa do Jô no início dos anos 2000.
Além dos jogadores-artistas que em algum momento da carreira integraram o elenco de algum time baiano, outros times brasileiros tiveram e ainda têm atacantes, volantes ou zagueiros com dotes artísticos. Atualmente, o Corinthians possuí um cantor internacional em seu ataque, o holandês Memphis Depay possui mais de 190 mil ouvintes mensais na plataforma de streaming musical, com cerca de 14 singles e um álbum lançados.
O atual atacante do Flamengo, Gabigol, também tem o melhor dos dois mundos. Conhecido como Lil Gabi no mundo da música, o jogador-artista possui mais de 100 mil ouvintes mensais no Spotify com apenas dois singles lançados.
A lista também conta com o Bruxo, Ronaldinho Gaúcho. O ex-jogador possui quatro singles lançados no Spotify, com participações de artistas como Dennis DJ, Wesley Safadão, Ederson Melão e Xande de Pilares. O eterno rei Pelé também possui música lançada, a canção “ABC do Bicho Papão” com o Trem da Alegria.
Confira a lista completa: