As especulações acerca da reforma ministerial que deve acontecer no governo federal, a partir de 2025, tem o nome de um baiano envolvido nas possíveis mudanças. Trata-se do marqueteiro Sidônio Palmeira, publicitário que esteve na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições de 2022. Segundo reportagem da CNN, Sidônio é um dos principais cotados para assumir a Secretaria de Comunicação Social (Secom).
O baiano assumiria o posto no lugar de Paulo Pimenta, que pode ser remanejado para outro cargo de destaque na gestão federal. Conforme a publicação, a expectativa é de que a reforma seja pontual e deve acontecer em algumas configurações estratégicas, voltadas ao Palácio do Planalto.
As especulações chegam em um momento onde o marqueteiro tem se aproximado de Lula, por consultas constantes do petista sobre importantes decisões relacionadas a comunicação do governo. O baiano participou recentemente da formulação da estratégia para o governo anunciar o ajuste fiscal promovido pelo ministério da Fazenda, onde o titular da pasta, Fernando Haddad anunciou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, através de um pronunciamento oficial veiculado em emissoras de televisão, entre outros meios.
Mesmo o nome de Palmeira não sendo comentado de forma oficial dentro da gestão, a escolha pelo novo chefe da secom federal está associada a uma movimentação estratégica para colocar Pimenta em outra importante função. A ideia é que o núcleo central do governo, tenha uma maior eficácia na