A Dataqualy, empresa responsável por uma das pesquisas de intenção de voto e opiniões sobre a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), divulgou nesta terça-feira (12) um comunicado oficial repudiando a veiculação de fake news sobre uma suposta pesquisa de intenções de votos na campanha.
Ainda segundo o comunicado, a fake news em questão apontava Ana Patrícia como favorita em uma pesquisa supostamente realizada pela Dataqualy. “Em função de fake news que circularam nesta segunda-feira,11/11/24, com a divulgação de uma pesquisa falsa, supostamente realizada pela Dataqualy, sobre as eleições para à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB/BA), vimos a público esclarecer que na pesquisa efetivamente realizada pela Dataqualy, Daniela Borges apareceu na liderança.”
A empresa afirma que a única pesquisa verídica e divulgada oficialmente, até o momento, aponta para a vitória de Daniela Borges, da chapa União pela Advocacia, veiculada no dia 30 de outubro. Na ocasião, Daniela, que é a atual presidente da seccional baiana da Ordem, aparece com 49,4% das intenções de voto, contra 23% de Ana Patrícia. Em cenário de votos válidos, Daniela Borges obteve 68,2% dos votos e Ana Patrícia, 31,8%.
Em nota, a Dataqualy reitera que “Somos um instituto que realiza pesquisas de mercado e de opinião pública há quase 30 anos, tendo como princípios fundamentais a 6 tica e o rigor técnico, razão pela qual a Dataqualy é uma empresa de grande credibilidade na Bahia e no Brasil”.