O Bahia volta ao gramado da Arena Fonte Nova para receber a visita do Fortaleza, neste sábado (21), às 18h30, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor baiano encara o Tricolor do Pici de olho no terceiro triunfo para tentar se afastar da zona de rebaixamento.
Embalado pelos dois triunfos nos últimos jogos, o Esquadrão de Aço tem demonstrado sinais de evolução sob o comando de Rogério Ceni. Dono da quarta pior defesa do Brasileirão com 38 gols sofridos, o time não foi vazado ao bater o Inter por 1 a 0, na última quarta-feira (18), coisa que não acontecia há seis jogos, cerca de quase dois meses. A última vez que não foi vazado aconteceu na goleada sobre o Red Bull Bragantino por 4 a 0, na Fonte Nova, no dia 20 de agosto. Antes de encarar o Colorado, a equipe tomou 13 tentos.
A defesa é justamente o setor que deverá ter modificações. O volante Rezende vai cumprir suspensão automática e está fora do embate nordestino. A tendência é que o uruguaio Acevedo seja o substituto. Na zaga, a dúvida é do zagueiro Vitor Hugo. O defensor levou uma cotovelada no rosto do atacante Lucca, do Inter, e tomou nove pontos no ferimento. Durante a partida, ele foi substituído por Raul Gustavo, que tem boas chances de ser o escolhido para formar dupla com Kanu.
O Bahia é o 14º colocado na tabela de classificação com 31 pontos, um a mais da zona de rebaixamento, que é aberta pelo Santos, no 17º lugar. Com 42, o Fortaleza ocupa a oitava posição.
Fortaleza
O Fortaleza chega em Salvador após derrota para o Vasco, concorrente do Bahia na luta contra o descenso, por 1 a 0, no Rio de Janeiro, também na quarta. Porém, o Tricolor do Pici já está com a cabeça voltada para a Copa Sul-Americana, onde vai decidir o título com a LDU, do Equador.
Com a final do torneio continental marcada para o dia 28, no próximo sábado, no Uruguai, o técnico Juan Pablo Vojvoda já vem administrando a condição física do elenco. O treinador tem feito rodízio no time para chegar em boas condições na decisão. Antes da decisão, a equipe ainda enfrenta o Vasco, na próxima terça (24).
"Não tivemos muitas mudanças [contra o Vasco]. Foram só de jogadores, posição por posição. Pacheco por Escobar, Brítez e Benevenuto. Temos que fazer avaliação física de cada um. Machuca pode nos dar essa transição de ataque como aconteceu no primeiro tempo. Agora temos um planejamento novo contra o Bahia e vamos apresentar o melhor também", comentou o treinador após o compromisso no Rio de Janeiro.
Para visitar o Bahia, o Tricolor do Pici terá os desfalques do lateral-esquerdo Escobar e do atacante Yago Pikachu. A dupla recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão. Bruno Pacheco volta a assumir a posição no setor defensivo, enquanto para o ataque Marinho deve começar jogando.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Fortaleza
Campeonato Brasileiro - 28ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 21/10/2023 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo (Raul Gustavo) e Cándido; Acevedo, Yago Felipe, Thaciano e Cauly; Ademir e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.