A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou a instituição do nome “Rodovia Lucas Caribé” para a BA-528, que é conhecida Estrada do Derba e fica localizada na Região Metropolitana de Salvador. O “novo batizado”, de autoria do deputado estadual Junior Nascimento (União), foi aprovado por unanimidade durante a sessão plenária desta quarta-feira (18), o último encontro da AL-BA em 2024.
O novo nome da BA-528 faz menção ao agente da Polícia Federal (PF), Lucas Caribé Monteiro de Almeida, que foi assassinado durante Operação Fauda, da PF, em setembro de 2023, no bairro de Valéria, em Salvador. Ele foi vítima de uma emboscada articulada por integrantes de uma facção criminosa.
“O agente Lucas Caribé Monteiro de Almeida teve sua vida ceifada no exercício da função, combatendo o crime organizado, atuando na linha de frente e defendendo os cidadãos de bem do nosso Estado, solicito aos ilustres deputados a aprovação deste projeto que dispõe sobre instituir o nome de Rodovia Lucas Caribé, para a BA-528, também conhecida como Estrada do Derba, rodovia estadual localizada na Região Metropolitana de Salvador”, escreveu Júnior.
O caso ganhou repercussão na época, gerando a comoção da direção-geral da PF, que emitiu nota manifestando profundo pesar pelo falecimento do policial. Natural de Salvador, Lucas Caribé ingressou na Polícia Federal em 2013, e tinha 43 anos quando foi assassinado.
O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, também mostrou consternação com a morte de Lucas Caribé. Na época, Werner disse que Caribé “era um irmão”, e indicou que as forças de segurança não iria medir esforços para localizar os responsáveis pelo crime.
Em outubro deste ano, o homem que participou do confronto que gerou a morte do agente da Polícia Federal, foi morto após ser atingido por disparos de policiais.
A troca de tiros entre as forças de segurança e os criminosos ocorreu no bairro de Castelo Branco, na capital baiana.
O principal alvo das forças de segurança é Tiago Santos da Silva, conhecido pela alcunha de ‘Scoob’, que responde por organização criminosa e tráfico de drogas. Ele integra o Baralho do Crime, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).